Plano de aula


Universidade de Mogi das Cruzes
Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Marketing e Comunicação
Nome da Disciplina
PSICOLOGIA E CONSUMO
Coordenador: Prof. Francisco Cláudio Tavares
Docente: Tina Andrade
Código da Disciplina
Turma: T8

Aulas Teórico-Práticas
Número de horas/semana: 3 horas
Objetivos
Transferir aos alunos os conceitos teóricos e aplicação ao comportamento do consumidor, para que através deles possam interpretar problemas relativos ao comportamento do consumidor sob uma perspectiva psicológica.

Metodologia
Levantar e interpretar alguns estudos de caso relacionados com o comportamento do consumidor e realizar trabalhos práticos.
 Colaborar para que os alunos possam desenvolver e consolidar conhecimentos através da prática e reflexão. Alternaremos a exposição de conteúdos teóricos com estudos de casos de modo a  promover formas de participação dos alunos.

Plano de Aula

1. Introdução ao estudo do comportamento do consumidor
1.1. Padrões de consumo/ padrões sociais
1.2. Dimensões culturais e simbólicas do consumo
1.3. Comunicar, criar identidade, estabelecer relações

2. Teorias 
2.1. ... da cultura
2.2. ... da vida social
2.3. ... do consumo

3. Psicologia do mercado da propaganda e do consumidor
3.1. Identidade e o uso da imagem
3.2. Percepção subliminar
3.3. Aprendizado, memorização e propaganda
3.4. Condicionamento clássico

4. Processos Sociais
4.1. Hierarquia das necessidades (físicas versus psíquicas)
4.2. Emoções e publicidade
4.3. Influenciação, grupos de referência e formadores de opinião

5. Processos Mentais
5.1. A Cognição e o afeto
5.2. Motivação
5.4. O processamento das mensagens e os estilos de comunicação
5.5. A tomada de decisão

6. Comportamento do consumidor
6.1. A Aquisição de produtos
6.2. A Aquisição de bens duráveis e não duráveis
6.3. As Estratégias de branding
6.4. As Respostas do consumidor à comunicação de marketing

7. Tendências
7.1. Neuromarketing
7.2 “Responsumo de proviços e serdutos”
7.3. Inteligência preditiva, coolhunting
7.4. Microtargeting, nichação e tastespaces
7.5. Da web enfática à web empática

8. Orientação

9.Publicação da Coletânea de Ensaios

Avaliação

A avaliação segue o calendário estabelecido. A assiduidade dos alunos às aulas é determinante para o resultado. As frequências terão a ponderação de 75% e 25%, os trabalhos. A nota mínima para aprovação é de 6 pontos.