Universidade de Mogi das Cruzes
Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Marketing e Comunicação
Nome da Disciplina
PSICOLOGIA E CONSUMO
Coordenador: Prof. Francisco Cláudio Tavares
Docente: Tina Andrade
Código da Disciplina
Curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Marketing e Comunicação
Nome da Disciplina
PSICOLOGIA E CONSUMO
Coordenador: Prof. Francisco Cláudio Tavares
Docente: Tina Andrade
Código da Disciplina
Turma: T8
Aulas Teórico-Práticas
Número de horas/semana: 3 horas
Aulas Teórico-Práticas
Número de horas/semana: 3 horas
Objetivos
Transferir aos alunos os conceitos teóricos e aplicação ao comportamento do consumidor, para que através deles possam interpretar problemas relativos ao comportamento do consumidor sob uma perspectiva psicológica.
Transferir aos alunos os conceitos teóricos e aplicação ao comportamento do consumidor, para que através deles possam interpretar problemas relativos ao comportamento do consumidor sob uma perspectiva psicológica.
Metodologia
Levantar e interpretar alguns estudos de caso relacionados com o comportamento do consumidor e realizar trabalhos práticos. Colaborar para que os alunos possam desenvolver e consolidar conhecimentos através da prática e reflexão. Alternaremos a exposição de conteúdos teóricos com estudos de casos de modo a promover formas de participação dos alunos.
Plano de Aula
Levantar e interpretar alguns estudos de caso relacionados com o comportamento do consumidor e realizar trabalhos práticos. Colaborar para que os alunos possam desenvolver e consolidar conhecimentos através da prática e reflexão. Alternaremos a exposição de conteúdos teóricos com estudos de casos de modo a promover formas de participação dos alunos.
Plano de Aula
1. Introdução ao estudo do comportamento do consumidor
1.1. Padrões de consumo/ padrões sociais
1.2. Dimensões culturais e simbólicas do consumo
1.3. Comunicar, criar identidade, estabelecer relações
2. Teorias
2.1. ... da cultura
2. Teorias
2.1. ... da cultura
2.2. ... da vida social
2.3. ... do consumo
2.3. ... do consumo
3. Psicologia do mercado da propaganda e do consumidor
3.1. Identidade e o uso da imagem
3.2. Percepção subliminar
3.3. Aprendizado, memorização e propaganda
3.4. Condicionamento clássico
4. Processos Sociais
4.1. Hierarquia das necessidades (físicas versus psíquicas)
4.2. Emoções e publicidade
4.3. Influenciação, grupos de referência e formadores de opinião
5. Processos Mentais
5.1. A Cognição e o afeto
5.2. Motivação
5.4. O processamento das mensagens e os estilos de comunicação
5.5. A tomada de decisão
6. Comportamento do consumidor
6.1. A Aquisição de produtos
6.2. A Aquisição de bens duráveis e não duráveis
6.3. As Estratégias de branding
6.4. As Respostas do consumidor à comunicação de marketing
7. Tendências
7.1. Neuromarketing
7.2 “Responsumo de proviços e serdutos”
7.3. Inteligência preditiva, coolhunting
7.3. Inteligência preditiva, coolhunting
7.4. Microtargeting, nichação e tastespaces
7.5. Da web enfática à web empática
8. Orientação
9.Publicação da Coletânea de Ensaios
Avaliação
A avaliação segue o calendário estabelecido. A assiduidade dos alunos às aulas é determinante para o resultado. As frequências terão a ponderação de 75% e 25%, os trabalhos. A nota mínima para aprovação é de 6 pontos.